22/12/2008

Liga Piornos - 13ª Jornada

A jornada deste fim de semana não foi nada favorável aos dois clubes que estão na dianteira da classificação. O líder Alcains não com seguiu melhor que um empate em Vila de Rei e o Águias do Moradal perdeu em Pedrógão de S. Pedro. Quem tem vindo a fazer um campeonato sem muitos alardes e de trás para a frente é o Teixoso. Com a vitoria desta tarde já entrou nu grupo dos quarto melhores.
Um dos jogos mais emocionantes desta jornada terá sido aquele que se disputou no Campo Tenente Manuel Morais em Pedrógão de S. Pedro. Frente a frente estavam duas das melhores equipas do campeonato e com a incerteza do resultado a residir até ao apito final da partida. A vitória sorriu à equipa de Xana, já com três minutos depois dos 90 regulamentares ( veja a crónica do jogo neste site). Valeu o golo de Fábio Portugal quando já nada o fazia prever.
O Alcains voltou a perder pontos, desta feita em Vila de Rei. Foi um bom jogo de futebol, sem muitas oportunidades de golo na primeira parte, mas com um segundo período de maior assédio junto das duas balizas. A equipa do Vilarregense foi a primeira a marcar, aos 66’ por Topa, que surgiu a rematar de cabeça na área adversária, respondendo o Alcains, aos 74’, por Khonné. O jogo foi aberto mantendo-se a incerteza quanto ao desfecho final. O empate acaba por ser um resultado justo por tudo o que fizeram os jogadores das duas equipas.
O Fundão voltou a escorregar e desta feita perante um clube que o tinha derrotado no Municipal do Fundão. Foi o Oleiros que voltou a impor nova derrota aos comandados de João Laia e não foi uma derrota qualquer. A equipa de José Ramalho brindou os fundanenses com três golos sem resposta. A formação da casa colocou-se em vantagem aos 11´, com um golo de Ludovico. A resposta da equipa fundanense a esta melhor entrada em jogo por parte do Oleiros, só se verificou através de lances de bola parada, quase sempre por Óscar Menino. Até ao intervalo nada de mais significativo aconteceu, mas na segunda parte, embora a tendência de jogo não se tenha alterado, pertenceu ao Oleiros revelar-se muito mais eficaz na hora de finalizar as jogadas. Aos 76 minutos João André fez o 2-0, complicando ainda mais a tarefa dos fundanense e, para que a complicação fosse total, a expulsão de João Lisboa, aos 79’ praticamente que arrumou com o jogo. A equipa de José Ramalho ainda teve tempo para aumentar a conta, aos 87’, por intermédio de Norberto, num bom golo deste atleta.
O Valverde cumpriu a sua obrigação, a obrigação de vencer em sua casa o clube que está em último lugar. Valeu o golo apontado por Sérgio Pinto.
Quem também cumpriu a sua obrigação, por jogar em casa, foi o Teixoso. A equipa de Mário Pereira venceu o Escalos de Cima, por 1-0, o suficiente para conquistar os três pontos e com eles subir ao quarto posto da tabela classificativa.
Outro dos jogos que criou grandes emoções foi aquele que se disputou em Cernache do Bom Jardim. A equipa de António Joaquim entrou a todo o gás, dominou a partida, criou oportunidades, mas…, na hora de finalizar tudo se complicou. Quem foi quase 100% eficaz foi o Proença. Nas duas ocasiões em que podia marcar não desperdiçou. O primeiro golo resulta de um pontapé de canto apontado por Bruno Rodrigues, aos 40’, ao qual Acácio correspondeu para fazer o primeiro golo da partida. Na segunda parte tudo se manteve igual até na eficácia na finalização. Aos 59 minutos foi Nuno Alves a alvejar a baliza adversária para fazer o 0-2. Era um resultado injusto mas revelador da eficácia dos comandados de Quim Manuel. O Sernache teve que se aplicar para tentar contrariar a tendência que o resultado estava a ter, foi desse modo, com muita aplicação que tudo se alterou em apenas 12 minutos. Rui Domingues, aos 61’ reduziu para 1-2, Tiago, aos 67’ igualou a contenda e aos 73´Licas, que tinha entrado poucos minutos antes na partida, fez o golo que deu a vitória ao Vitória. Curiosamente Licas acabaria por ser expulso por acumulação de cartões amarelos.
Após esta jornada o Alcains lidera com 32 pontos, seguido de Águias do Moradal, com 29, aparecendo o Pedrógão de S. Pedro no terceiro posto, com 23 pontos e o Teixoso subiu ao quarto lugar, com 20 pontos, mas com um pelotão, logo atrás, constituído por Fundão, Valverde e Proença, com 19 pontos.
O campeonato regressa no dia 4 de Janeiro, com quatro jogos a merecerem algum destaque. Alcains-V.Sernache, Fundão – Vilarregense, Oleiros –Pedrogão e Proença-Teixoso.
___________________________________________________

1 comentário:

Anónimo disse...

Está na hora de começar a pensar...
2 jogos consequtivos, a equipa deixa-se perder quando está em vantagem?
Parece-me que algo nao está a funcionar. Foram 6 pontos perdidos, que podiam remeter o proença para o 3º lugar com alguns pontos de avanço sobre o 4º lugar.
Assim não garantem concerteza o lugar nos 4 primeiros da tabela classificativa.