28/04/2009

Governo Civil apoia associações do Concelho

No dia 22 de Abril a Governadora Civil do Distrito de Castelo Branco deslocou-se a Proença-a-Nova para entregar em mãos um apoio financeiro a algumas associações concelhias.
Este acto premeia o movimento associativo de cada Concelho do Distrito de Castelo Banco e no caso de Proença-a-Nova foram sete as associações contempladas. Nesta primeira fase foram seleccionadas as que têm representatividade concelhia. Para o Presidente da Câmara o facto do Concelho ter perto de 50 associações é um motivo de orgulho, “temos orgulho por termos dinamizado o movimento associativo do Concelho. Foi uma das coisas que prometemos e julgo que o conseguimos cumprir. Fizemo-lo por exemplo com as feiras temáticas que temos organizado, que proporcionam o convívio entre as populações das diversas localidades. Para além disso procurámos requalificar as sedes das associações”, afirmou João Paulo Catarino.
Nos últimos três anos e meio a Câmara Municipal entregou sedes novas aos Agrupamento de Escuteiros, PêNêVês, Liga dos Amigos dos Montes da Senhora, Associação de Caçadores de Alvito da Beira e ao Clube Enrola o Cabo. Requalificou outras doze, como a associação das Rabacinas, Chão do Galego, Vergão, Murteirinha, Lameira D’Ordem, Estevês, Casais, Catraia, Malhadal, o campo de tiro do Clube de Caçadores, Casal da Ribeira e Fórneas. Está ainda em construção a do Galisteu. Em projecto estão as instalações das Corgas, Moitas, Associação de Caçadores de Sobreira Formosa, a Herdade e a Maljoga.
Estas requalificações tiveram uma particularidade pois foram feitas em parceria já que a Câmara Municipal cedeu os materiais e a mão-de-obra foi da responsabilidade das associações. “Admiro as pessoas que se entregam à causa pública por esta via, porque no fundo isto é um voluntariado, as pessoas dão de si e do seu tempo a uma causa que defendem como sua, que lhes diz alguma coisa e por isso quem tem esta coragem e ousadia deve ser lembrado e enaltecido e nós enquanto Câmara Municipal temos um orgulho enorme em ter mais de 50 associações activas no Concelho. Não houve associação nenhuma no Concelho que tivesse solicitado algum tipo de apoio que não tenha sido atendida” acrescentou o autarca.
Para a Governadora Civil este é um passo importante para colmatar a falta de apoios dos últimos anos a estas associações, uma vez que a prioridade foi para equipar os bombeiros com material de protecção individual e viaturas, “penso que todos estamos de acordo que era uma necessidade, hoje aquilo que se passa na floresta quando há incêndios é, felizmente, completamente diferente daquilo que se passava há alguns anos atrás. Agora sim, podemos estar com os autarcas e com as autarquias a apoiar estas associações”, afirmou Alzira Serrasqueiro.
Receberam esta apoio sete associações do Concelho: Grupo Coral de Proença-a-Nova, Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova, Corpo Nacional de Escutas, agrupamento 157, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, Grupo de Teatro de Montes da Senhora, PêNêVês e Clube Enrola o Cabo.
___________________________________________________

Sem comentários: