27/11/2008

Entrevista do seleccionador distrital da Associação Distrital de Castelo Branco

“Alguns destes jogadores poderão jogar em patamares superiores”

TD – Enquanto seleccionador distrital como tem visto a evolução do futebol no distrito nos últimos anos?
Filipe Roque – Nos últimos 5 anos temos assistido a um aumento significativo dos escalões mais baixos, isto é, no futebol 7, quer em escolas, quer em infantis. Assim, há uma evolução no futebol do nosso distrito, já que se há mais praticantes a qualidade também sobe. Houve um grande esforço por parte dos dirigentes da AFCB em fomentar o futebol de formação, fazendo com que haja maior número de equipas e isso reflecte-se no panorama distrital, nomeadamente nas selecções. Estamos no bom caminho, temos que continuar, mas existe neste momento um grande problema. A base da pirâmide do futebol distrital, ou seja, a formação esta a ficar muito larga e o topo começa a diminuir de uma forma drástica. Penso que tem que haver outro tipo de trabalho, não só da Associação de Futebol, mas em especial por parte dos clubes para que se consiga inverter aquilo que está a acontecer no futebol distrital.
TD- Como é feita a selecção dos nossos atletas para este tipo de competições?
FR – Através de um trabalho fácil. Havendo boas relações com os treinadores marcando presença constantemente nos campos todos os fim de semana. Eu como seleccionador e mais alguns colegas que trabalham comigo, fazemos a questão de estar nos mais diversos campos do distrito.
TD- Em relação aos jogadores que estiveram neste torneio, sente que há aqui matéria prima para estes atletas poderem ir mais além enquanto futebolistas?
FR- Estamos a falar de atletas com 16 anos. Se continuarmos a trabalhar cada vez melhor, acredito que alguns destes jogadores poderão jogar em patamares superiores.
TD- O que é que falta no futebol de formação do distrito de Castelo Branco?
FR- Essencialmente mais equipas para que haja mais jogos, mais equilibrados e só assim é que veremos os nossos atletas evoluírem. Havendo jogos onde os atleta se têm de superar o que proporcionará melhor aprendizagem e evolução dos jogadores.
In Tribuna Desportiva de 25 de Novembro de 2008
___________________________________________________

Sem comentários: