11/03/2009

Proença 1 X Fundão 4

Fundão demolidor em Proença

A Desportiva do Fundão garantiu praticament a passagem à segunda fase do Distrital com uma goleada no Srª das Neves, casa do Proença-a-Nova.
Previa-se um jogo emotivo no Campo Senhora das Neves, onde o Proença recebia a Desportiva do Fundão, em igualdade pontual na tabela. À partida a vitória de qualquer uma das equipas conresponderia a um passo de gigante rumo à segunda fase.
Num terreno habitualmente difícil para as equipas visitantes, a Desportiva acabou por levar a melhor sem margem para contestação. Isto porque os fundanenses acabaram por golear por 4-1 perante a equipa da casa. Um score exagerado tendo em conta o que se passou em campo.
A turma do Fundão acabou por marcar no primeiro minuto, por intermédio de João Paulo, que conresponde da melhor maneira a um cruzamento da direita.
O Proença reagiu de forma positiva, a trocar a bola pelos flancos, e Nuno Alves obriga a Tiago Ramos a uma grande defesa logo nos minutos seguintes. Durante cerca de 15 minutos o Proença teve ascendente no encontro, e sempre por Nuno Alves, foi pondo em perigo a baliza forasteira.
À passagem dos 20 minutos o Fundão tenta responder à maior pressão dos da casa e, aos 22, novamente por João Paulo, vai dilatar a vantagem na segunda grande oportunidade de que dispõe. Um golo que acabaria por desmoralizar um pouco a turma da casa, que denotava grandes dificuldades em progredir no terreno como o havia feito nos primeiros minutos.
Na segunda parte o Porença volta a entrar melhor, mas é João Paulo, em tarde inspirada, quem volta a marcar aos 51 minutos e a fazer o terceiro golo da sua equipa e 0 seu hat-trick. Um golo que foi mais uma machadada nas aspirações do conjunto anfitrião, que até mostrava sinais de poder igualar a partida e, quem sabe, até dar a volta ao marcador.
Nuno Alves, o mais perigoso dos da casa, ainda reduziu para o Proença aos 58 minutos, na sequência de um pontapé de canto, mas já era demasiado tarde, e a vantagem do Fundão já ia muito dilatada para uma recuperação. E quem acabaria por marcar novamente seria o Fundão, já perto do final da partida, através de um livre de Óscar Menino, em cima da linha da área, que não deu hipoteses ao guarda redes da casa.
Vitória justa do Fundão, sobre um Proença que não merecia um castigo tão pesado.
Figura de Jogo: João Paulo - Fundão: Um hat-trick e uma tarde para ficar na memória do avançado fundanense. Três golos plenos de oportunidade e inspiração que devastaram a defesa do Proença.
A Arbitragem: Paulo Abrantes esteve bem. Apenas uma dúvida num lance na área do Proença em que os fundanenses reclamam penalty, mas que o árbitro entendeu ser simulação de João Paulo, admoestando-o com um amarelo.
O Proença: Não mereceu ser derrotado por números tão avassaladores. Fez tudo o que estava ao seu alcance para contrariar a tendência do marcador, mas foi infeliz na finalização.
A AD Fundão: Eficaz. Aproveitou quase todas as oportunidades que teve para marcar e isso foi o que acabo por fazer a diferença no marcador.
João Laia : "Foi um jogo muito difícil, e tanto nós como o Proença pressionámos muito e bem. Ambos queríamos resolver o apuramento hoje e não queríamos adiar até à próxima jornada. Marcamos cedo e fizemos o 2-0 e na 2ª parte entrámos muito bem marcámos o 3 e conseguimos segurar o Proença que reagiu muito bem. Eles arriscaram tudo e nós aproveitamos."
Quim Manuel: "Era um jogo de mata-mata, tínhamos essa consciência, mas acho que entrámos um bocadinho nervosos e sofremos um golo logo no 1º minuto. Reagimos bem, tivemos oportunidades para empatar, mas acabámos por sofrer o 2.º golo quando estávamos a dominar, e a partir daí tivemos de arriscar e o Fundão aproveitou. A diferença foi a finalização, porque tivemos muitas oportunidades que não concretizámos."
In Tribuna Desportiva de 10 de Março de 2009
___________________________________________________

Sem comentários: