07/01/2009

ADC Proença-a-Nova 2 X Teixosense 0

VITÓRIA DA EFICÁCIA

O Proença entrou da melhor forma no ano de 2009. Perante o Teixosense, que está na luta tal como o Proença por um lugar entre os quatro finalistas, acabou por levar melhor a turma da casa, triunfando por duas bolas sem resposta.
Foi um bom jogo aquele que colocou frente a frente duas das principais equipas que estão a surpreender pela positiva neste distrital. E mostrando esse bom momento, os dois conjuntos entregaram-se ao jogo, proporcionando um bom espectáculo de futebol, com claro privilégio pelo futebol de ataque, ainda que o Teixosense tivesse sempre mais posse de bola.
Logo aos 9 minutos o Proença vê um golo anulado, mas aquando do remate de Nuno Alves encontrava-se em posição irregular, isto na opinião do auxiliar de Tiago Gonçalves. Um lance onde temos de dar o benefício da dúvida já que do local onde nos encontrávamos é difícil ter um julgamento perfeito sobre o lance.
Volvidos apenas quatro minutos, respondeu o Teixosense através de um livre em zona frontal, com Fael a rematar ligeiramente ao lado da baliza de Almeida.
O jogo estava bem vivo, numa toada de parada e resposta, e aos 28´acabou por chegar o primeiro golo do jogo. Fábio Martins desmarcou Nuno Alves que já no interior da área rematou fora do alcance do guarda-redes Ferraz.
O Teixosense reagiu muito bem ao golo adversário e até ao intervalo com mais posse de bola, construiu alguns lances de perigo, mas nenhum foi coroado de êxito.
No início da segunda parte pareceu entrar melhor o Proença, dispondo mesmo de uma boa oportunidade para dilatar o marcador por intermédio de Nuno Alves. Porém, sensivelmente a partir do minuto 60´o Teixosense voltou a pegar no jogo, ainda que a maior pressão da equipa de Mário Pereira esbarrasse na sempre sólida defesa local.
O Teixosense não conseguia alcançar o objectivo e foi o Proença que acabaria por sentenciar a partida, isto quando estavam decorridos 78 minutos, com Acácio a corresponder da melhor forma a um livre de Bruno Rodrigues.
Até final, o Teixosense tudo fez para reduzir, mas acabou por ser o seu guarda redes Ferraz a evitar por duas vezes que o Proença dilatasse a vantagem.
A Figura de Jogo: Toni, Proença-a-Nova: Uma agradável surpreza. Este reforço vindo do Fontainhas de Cascais mostrou-se seguro e eficaz na posição de defesa central, não dando facilidades à equipa visitante.
A Arbitragem: Arbitragem segura com apenas um lance que deixa algumas dúvidas. Nuno Alves parece sair de posição regular, mas tal como referimos, benefício da dúvida para o auxiliar de Tiago Gonçalves.
O Proença: Aproveitou da melhor forma as oportunidades criadas para vencer, entrando assim da melhor form no novo ano, depois dos últimos desaires de 2008. Continua na corrida para a fase final do campeonato.
O Teixosense: Muito organizado, com mais posse de bola, mas sem conseguir criar lances claros de golo junto da baliza adversária. Está a realizar um excelente campeonato e, certamente que vai continuar a lutar por um lugar entre os primeiros neste distrital.
Quim Manuel: "As vitórias dão sempre moral até porque vinhamos de dois resultados negativos. Sabiamos das dificuldades que iríamos ter frente a um Teixosense bem organizado e forte no jogo aéreo. Fizemos um bom jogo, marcamos um golo e penso que nos anularam outro limpo. Na 2ª parte o Teixosense pressionou mais, mas nós já estávamos precavidos, defendemos bem e explorámos o contra ataque. Conseguimos aumentar a Vantagem e penso que a vitória do Proença é justa."
Mário Pereira: "Foi daqueles jogos que poderíamos andar aqui mais 90 minutos que a bola não entrava. Tivemos oportunidades de golo suficientes para conseguir levar desta partida um resultado bem diferente. Por aquilo que a equipa produziu, merecíamos ter a sorte que não tivemos. O Proença foi mais feliz, mais pragmático e na 1ª parte contra a corrente do jogo acabou por marcar e na 2ª parte igual. Não estou contente com o resultado. A equipa está confiante e apenas falhou no capítulo da finalização."
ADC Proença-a-Nova: Almeida, Filipe Nunes, Toni, Portela, Verganista, Acácio, Bruno Rodrigues, Paulo Balau (Tiago Mateus aos 95´), Jorge Ribeiro (Lourenço aos 90´), Fábio Martins e Nuno Alves (Big aos 66´)
Suplentes não utilizados: Luís Almeida, Norberto, Arlindo e Breia
Golos: Nuno Alves aos 28´e Acácio aos 78´
In Tribuna Desportiva de 06 de Janeiro de 2009
___________________________________________________

1 comentário:

Anónimo disse...

A ADCPNova teve muito bem neste jogo!
toda a equipa teve muito coesa.
Boa estreia do reforço Toni.
É sem duvida um bom elemento para ajudar esta equipa.
Para a semana ha que ganhar a valverde e vingar o empate da 1 volta.