29/01/2009

Estreito metido num 31


Antigo atleta do clube atrasa contas do campeonato

Nuno Alves, camisola 31 do Proença (porque será?), marcou ao minuto noventa o golo (1-0) que colocou a antiga equipa a oito pontos do Alcains.
No compromisso que antecedeu a recepção ao líder da Liga Piornos/Castelo Branco, o Estreito voltou a marcar passo: perdeu em Proença-a-Nova (1-0) com um golo do seu antigo jogador Nuno Alves e ficou à distância de oito pontos do 1º lugar.
O 31 do Proença fez a diferença ao minuto noventa, ele que não resolveu três minutos antes porque, aí, o guardião do Estreito (Manuel Silva) respondeu com a defesa do jogo. O défice de centímetros da defesa estreitense faz-se notar nos lances aéreos, pecha que, ultimamente, tem custado alguns dissabores. Inclusivamente o afastamento da sua prova talismã (taça de honra). António Belo fala em “desconcentrações fatais”.
No bonito palco do Senhora das Neves, sobrou competitividade e escassearam ideias. O conhecimento que Proença e Estreito têm um do outro, fez com que os sistemas se anulassem. Faltou espaço para pensar o jogo, por via de um autêntico colete-de-forças a meio-campo, onde os ex-centrais Big e Pequito (devia ter sido expulso aos 52 minutos) diminuíram a influência que Edmilson tem no futebol do Águias.
As oportunidades não existiram ao longo do encontro, excepção feita aos dois momentos de Nuno Alves na parte final, o segundo a decidir o jogo. Com Valadas em campo (entrou no reatamento) o Estreito ganhou em imprevisibilidade e teve mais posse de bola. Paradoxalmente foi nessa etapa que tomou o golo. De bola parada, na sequência de um canto. A partida decidiu-se no pormenor, como quase todas em que o equilíbrio predomina.
Ricardo Alexandre teria realizado um trabalho imaculado se tem expulsado Pequito, que respondeu com uma cabeçada a um comportamento incorrecto (para amarelo) de Edmilson. Foi ao pé de si. E havia muito para jogar…
Campo Sra. das Neves. Árbitro: Ricardo Alexandre, assistido por Jorge Fernandes e Nuno Farinha.
Proença: Almeida; Filipe Nunes, Tony, Portela, Verganista, Pequito, Big, Acácio (Fábio, 67), Bruno Rodrigues, Jorge Ribeiro (Norberto, 90+3), Nuno Alves (Lourenço, 90+2). Treinador: Quim Manuel.
Estreito: Manuel Silva; Marco (Rui Paulo, 63), Pira, Prata, Gil, Zé Tó, Saturnino, Edmilson, Zé Augusto (Valadas, 45), David, Esteves (Pinto, 88). Treinador: António Belo.
Marcador: Nuno Alves (90).
Disciplina: amarelo a Prata (6), Pira (13), J. Ribeiro (21), Zé Tó (24), Marco (44), Pequito (52), Edmilson (52).
Por: Artur Jorge


___________________________________________________

Sem comentários: