28/01/2009

Proença 1 x Estreito 0 - Com um pé no play-off...

O Proença deu um passo de gigante rumo à fase final do campeonato distrital de futebol. Venceu o Estreito por uma bola a zero e beneficiou de empates alheios para chegar ao 3.º lugar da tabela classificativa.
É para já a formaçao sensação da prova. Depois de alguma indefinição no início da época, o Proença de Quim Manuel começa agora a mostrar credenciais de verdadeiro candidato a um lugar no play-off final, assumindo desde já o 3.º lugar da geral com 28 pontos, mais 5 do que o 5.º classificado quando faltam apenas seis jornadas para o final da primeira fase do distrital.
No Senhora das Neves o espectáculo foi sempre muito competitivo, bem disputado e emotivo até final. Com sistemas tácticos idênticos (4x4x2) os conjuntos encaixaram-se na perfeição, levando a que as oportunidades de golo escasseassem. Durante toda a primeira parte as situações de golo foram praticamente nulas, com excepção para um lance onde Edmilson rematou com muito perigo para a baliza de Almeida e também para um cabeceamento de Nuno Alves para excelente intervenção de Manuel Silva.
Para a 2ª parte, e sobretudo com a alteração efectuada por António Belo, com a entrada de Valadas, o Estreito ganhou algum ascendente na partida. Passou a ter mais posse de bola e apresentou-se mais ofensivo na procura dos três pontos. Porém, teve pela frente uma estrututa defensiva do Proença sempre bem posicionada e que nunca deu grandes chances de golo ao ímpeto adversário.
E quando tudo indicava para a divisão de pontos, eis que o artilheiro Nuno Alves voltou a fazer das suas. Aos 89´, depois de um pontapé de canto do lado direito do ataque do Proença, o Pichichi do distrital surgiu ao primeiro poste a cabecear para o fundo das redes da baliza de Manuel Silva. Estava assim consumada a importante vitória do Proença, ficando na linhaa da frente para assegurar um lugar na fase seguinte, enquanto que o Estreito, com clara ambição do título tropeçou novamente no campeonato, ficando agora a 8 pontos do líder.
A Figura do Jogo: Nuno Alves - ADC Proença-a-Nova - O veterano avançado ainda mostra a veia goleadora. É, para já, o melhor marcador do distrital e uma vez mais foi decisivo na vitória final da sua equipa. Nota 5.
A Arbitragem: Num jogo intenso a equipa de arbitragem exibiu-se a bom nível. Segurou o jogo pela via disciplinar, mostrando 8 cartões amarelos mas todos eles bem exibidos.
O Proença: Alcançou um excelente triunfo, num jogo frente a um rival sempre difícil. Está a atravessar um bom momento de forma, fruto disso é o 3.º lugar que ocupa na classificação, estando cada vez mais perto do play-off final.
O Estreito: Mão consegue vencer à dois jogos e vê o seu principal adversário na luta pelo título mais distante. A fase final não está em causa, mas terá forçosamente que vencer na próxima ronda para manter viva a chama do título.
Quim Manuel: "Lutámos até ao fim. Enquanto o jogo não termina temos que trabalhar e a vitória surgiu já perto do fim. Foi um jogo bem disputado, entre duas boas equipas, em que a vitóriapoderoa ter surgido para qualquer dos lados. O Toni veio dar muita segurança ao nosso sector defensivo."
António Belo: "Foi um jogo bem disputado, embora nem sempre bem jogado. As equipas encaixaram bem uma na outra, com poucas oportunidades de golo e adivinhava-se que quem marcasse primeiro ganharia. Foi o que aconteceu e temos de dar os parabens ao Proença."
ADC Proença-a-Nova: Almeida, Filipe, Toni, Portela, Verganista, Pequito, Big, Acácio (Fábio aos 73´), Bruno Rodrigues, Jorge Ribeiro (Norberto aos 93´) e Nuno Alves (Lourenço aos 90´)
Golos: Nuno Alves aos 89´
Cartões Amarelos: Jorge Ribeiro aos 22´, Acácio aos 24´e Pequito aos 54´
in Tribuna Desportiva de 27 de Janeiro de 2009
___________________________________________________

Sem comentários: