14/11/2008

Proença à moda da casa


Acácio: é um dos esteios na equipa de Proença



A boa escola futebolística volta a mostrar-se no campeonato distrital. O treinador só não eleva a fasquia por não poder contar com nove jogadores durante a semana.
Em Proença-a-Nova, nomeadamente junto daqueles que acompanham mais de perto a actividade futebolística, vive-se com entusiasmo a carreira da Associação Desportiva e Cultural no campeonato distrital. Mas também com a serenidade de quem reconhece que as actuais ambições do emblema não podem ir além de veicular uma boa imagem.
A equipa dirigida tecnicamente por Quim Manuel é a única que ainda não perdeu na Liga Piornos/Castelo Branco e começa a ser olhada com “olhos de ver” pelos seus adversários. O treinador mostra-se satisfeito com o percurso do Proença até ao momento, mas não estica a corda “face aos condicionalismos com que nos deparamos”. Num plantel de 22 elementos, nove são estudantes e só treinam às 6ªs feiras e seis têm idade de juniores.
O sector defensivo proencense é, porventura, aquele que menos tempo trabalha junto, de entre todos os que jogam o distrital. Não obstante, é o menos vulnerável, com seis golos consentidos em oito jogos. Do habitual quarteto que compõe a defesa, “apenas o Portela treina connosco toda a semana. Estamos a falar de um júnior de primeiro ano”.
Por essa razão, Quim Manuel não pode dizer que é candidato a uma vaga na fase final. Mas também não entra em falsas modéstias: “a nossa missão passa por efectuar um campeonato tranquilo. Mas também com alguma ambição, pois conto com bons jogadores”. Se tivesse todo o plantel disponível ao longo da semana, utilizaria um discurso atrevido, mas assim “não posso prometer os primeiros quatro lugares”.
“Efectuámos uma excelente pré-temporada. E os resultados começaram a aparecer no início do campeonato. Somos a única equipa que ainda não perdeu, a que tem a melhor defesa e o segundo melhor ataque. Isto diz qualquer coisa”, argumenta Quim Manuel, que teme, contudo, uma quebra física: “é natural que os níveis físicos possam decrescer daqui para a frente. Ainda estamos a viver um bocadinho do trabalho que realizámos na pré-época, mas é possível que venha a haver uma quebra, pois não podemos trabalhar o mesmo que os outros”. De qualquer forma, Quim Manuel mentaliza os jogadores que é possível garantir um lugar na fase final do campeonato. “com a qualidade que têm é possível”. Aliás, o responsável técnico reitera o elogio aos seus atletas, “alguns dos quais têm jogado tocados”. “Pelo esforço e dedicação, merecem o campeonato que estão a realizar”.
O Proença-a-Nova goleou no último domingo o Pedrógão (4-0) e ascendeu ao 3º lugar. Vai entrar agora num ciclo complicado de jogos: entre duas deslocações ao Fundão (a primeira este domingo para a Taça de Honra), recebe no Senhora das Neves o Alcains.
Por:
Artur Jorge


___________________________________________________

3 comentários:

Anónimo disse...

Só espero que este sr.Artur Jorge para a semana n use estes mm argumentos para comentar uma possivel derrota do Proença no domingo contra o Alcains, que a meméria n lhe seja curta. Qnto aos comentários dos treinadores á posiçao do treinador do Alcains, bem lamento só terem aberto a pestana agora pois já há mto tempo que equipas 'daquele' lado são sempre as mais prendadas com os erros dos árbitros..já tou como o 'tranquilidade', eles incompetentes são só falta se é mm só isso [algum apito dourado á moda da beira!!!].

Anónimo disse...

Tarde mas ja reconheceram o mérito da equipa, ao contrario dos Srs da Tribuna e Cova da Beira que continuam a dizer que as equipas que jogam contra Proença tiveram azar e blablabla,

Anónimo disse...

O Fundão já passou, e bem diga-se de passagem, foi preciso ir à marcação de grandes penalidades, mais um jogo sem perder e sem sofrer golos contra uma equipa que se assumiu como candiadata à subida, uma resposta cabal da equipa de Proença. Acima de tudo uma resposta para aqueles que pensam que todos estes resultados (9 jogos sem perder) são fruto do acaso, são 3 jogos sem sofrer golos e 10 golos marcados, será só sorte?!
Agora avizinha-se um jogo complicado, esperamos que a equipa de Proença volte a ganhar frente ao Alcains, até para repor alguma verdade desportiva que tem faltado a este campeonato....
Força ADCPN ainda podemos e fazer mais pois qualidade e vontade não falta como já se viu esta temporada!